Ao longo da história, a Mola sempre exerceu um importante papel no desenvolvimento de equipamentos que sofrem força, está presente na vida das pessoas, desde em uma simples caneta até em naves aeroespaciais, encontradas com diferentes composições e grande diversidade de formatos
Por definição mola é um objeto flexível capaz de armazenar energia mecânica, dão impulso ou resistência a outras peças, imprimindo movimentos, amortecendo pancadas, devendo reagir quando solicitadas. A partir desta definição podemos notar a importância de tal peça para a sociedade.
Um Rolamento (informalmente denominado rolimã) é um dispositivo que permite o movimento relativo controlado entre duas ou mais partes. Serve para substituir a fricção de deslizamento entre as superfícies do eixo e da chumaceira por uma fricção de rolamento.Compreende os chamados corpos rolantes, como bolas, rodízios, etc. Os anéis que constituem os trilhos de roldana e a caixa interposta entre os anéis. Todos estes elementos são de aço combinado com crómio e as suas dimensões estão submetidas a um sistema de normalização do rolamento.
Buchas são usadas para fixar rolamento de furo cônico em eixo liso, sem encosto. É composta por 3 partes: a bucha, uma porca e uma arruela de trava ou grampo MS. São fornecidas sempre com esse conjunto completo.
Mancal é um dispositivo mecânico fixo, em geral em ferro fundido ou aço, e antigamente também de madeira, onde se apoia um eixo, girante, deslizante ou oscilante.
Os mancais são compostos por estruturas robustas chamadas de base e geralmente, essas estruturas são feitas de ferro ou aço. Além disso, eles são utilizados como forma de amortecer vibrações de um determinado sistema.
Para diminuir o atrito, além da lubrificação, são adotados mecanismos intermediários entre o eixo e a peça.
COMPRESSÃO
TRAÇÃO
TORÇÃO
TRAVA R
MOLA PRATO
ROLAMENTOS
BUCHAS
MANCAIS
RETENTORES
CORREIAS
POLIAS
MANGUEIRAS